Por que você precisa registrar a marca do seu negócio?

17/11/2020

Empreender é para pessoas que conseguem unir o sonho com a praticidade, porém, não é raro encontramos empreendedores de sucesso que não entendem a importância de registrar marca para o nome de sua empresa. 


A quantidade de problemas legais e perdas que podem ser ocasionadas por não registrar marca são inúmeros. E ainda existe a falta de informação sobre os processos legais, que levam empreendedores a acreditar que apenas a compra de um domínio, ou simplesmente o cadastro na Junta Comercial já é suficiente.


O primeiro passo a ser dado após a concepção de sua ideia de negócio e o nicho que o mesmo estará inserido, é o registro de marca, mesmo antes das criações artísticas como a idealização de uma logo, ou a construção da identidade visual da empresa. Muito desse trabalho será completamente perdido, caso a sua marca seja usada por outros.


Existe também leis e estatutos do lugar que você vive, que cobrem os direitos intelectuais sobre uma marca, e você como o empreendedor e dono do seu negócio, é obrigado a cumprir estes critérios para evitar uma dor de cabeça a longo prazo. Por isso, registrar marca evita que você tenha que pagar multas, e também protege a sua criação e identidade.


Neste artigo vou explicar alguns fatores que podem atingir a sua marca diretamente, para que possamos entender melhor a importância que existe de fazer o seu registro como primeiro passo após a sua concepção de marca.


Registrar marca é primordial em um mundo digital


As pessoas buscam online a todo momento por serviços e produtos, e os principais buscadores do mundo são configurados para apresentar o resultado dessas buscas seguindo regras específicas de prioridade. Com sua marca devidamente registrada, não existe preocupação no uso dela, mesmo que se torne  conhecida no mundo inteiro.


Outro pensamento que pode ser em si bonito e puro, é de que alguém não tentaria roubar ou fazer uso temporariamente de uma marca já existente (principalmente uma que já seja bem conhecida), porém, infelizmente, o mundo corporativo é bastante maldoso nesse sentido, e foi pensando dessa forma que muitos negócios foram arruinados.


Registrar marca garante a autenticidade da sua idéia tornando mais segura a realização do seu sonho


Uma marca não é constituída através somente de um nome, mas do que ela consegue provocar nas pessoas. Hoje quando ouvimos ou lemos marcas famosas como: Coca Cola, McDonald's, Nike, etc., conseguimos perceber que as duas primeiras já lançam a ideia de coisas gostosas e aprazíveis ao nosso paladar, e a última já remete a status e lifestyle.


A Coca Cola hoje já vende também essa ideia de estilo de vida, que vai muito além do consumo do produto, no caso a bebida. Nesses exemplos, podemos perceber o quanto uma marca consolidada ganha vida e “autoridade” , exercendo uma forte influência em diversas áreas da vida do seu público. Proteger sua marca é assegurar-se da construção de algo muito maior.


Registrar marca permite a sua utilização para fins comerciais em diversos níveis


Ter sua marca e logo registrados, permite que você prove que possui propriedade legal sobre as mesmas e, se for o caso, sobre algum produto. Por isso, você pode usá-la como desejar sem nenhuma implicação ou penalização legal, por exemplo: você poderia fazer o uso de sua marca ou logo em um produto para mostrar que o mesmo pertence a você.


Você terá toda a possibilidade de comercializar esse produto, modificá-lo, atrelar novas propriedades e inclusive outros nomes para o mesmo. Um exemplo prático disso foi a compra da empresa Del Valle pela Coca Cola, que criou, a partir dos produtos já existentes, novas ramificações, inseriu um novo nome, dentre outras modificações.


Considerações finais


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor a importância do registro de marca, e as muitas formas que uma marca pode influenciar a vida do seu empreendimento. 


Uma marca bem construída (e devidamente protegida) pode ser a porta de entrada para o seu sucesso, ou a consolidação do seu negócio no mercado. Por isso, leve a sério o registro de marca do seu empreendimento, e não corra o risco de que alguém faço o uso do seu sonho por você.



Quer saber mais sobre o registro de marcas? Clique aqui!